terça-feira, 18 de maio de 2021

Enriquecendo o vocabulário - Frases de Jânio Quadros

RESUMO BIOGRÁFICO: Jânio Quadros (1917-1992) foi presidente, professor, político e advogado. 








"A palavra é extraordinariamente poderosa. Ela é dúctil(manejável). Ela pode ser boa e pode ser má. Ela pode ser suave e pode ser áspera(rude). Ela pode ser franca e pode ser velada(escondida). Ela pode ser honesta e pode ser malévola(que causa mal a alguém). A palavra em si tem mesmo o fogo da inspiração divina.



De sorte que as palavras podem ser temíveis sim, e podem voltar-se contra quem as utilize. Elas são armas de dois gumes. Daí o cuidado que devemos ter no usá-la; esse dom divino não nos veio gratuitamente, ele nos veio com a razão, com a experiência e com o estudo".



"Vivo um desquite(separação) permanente com o poder."



"A conspiração está em marcha, mas eu não vergo(submeter)."


"O grau de dissolução(decomposição) a que chegamos derivou, em parte, da crise de autoridade e de austeridade(rigidez) do poder, comprometido o seu prestígio por um rol consternador(que incomoda, choca) de escândalos oficiais, incentivados pela mais arrepiante impunidade. Apercebidas de que o arcabouço(estrutura) federal comprometia-se com especuladores empenhados no auto-enriquecimento e na auto-concessão de proveitos e regalias, fora impossível que as camadas menos favorecidas da população deixassem, por sua vez, de reivindicar, sempre e incessantemente, proveitos e regalias. O meu governo, entretanto, representa um paradeiro a isso, definitivo e último."

Nenhum comentário:

Postar um comentário